RELATÓRIO DA UNIDADE 09 TP03
PLANEJAMENTO DO ESTUDO INICIAL DA TP 3
UNIDADE 9- GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO
SEÇÃO 1: O CONHECIMENTO INTUITIVO DE GÊNEROS.
Atividade 1: Mensagem “ Caderno c/ Padre Fabio de MELO
Atividade 2: Apresentação dos descritores de leitura e compreensão de texto e produção de texto;
Atividade 3: Leitura dos temas das seções e dos objetivos;
Atividade 4: Orientações para construção do projeto e do portfólio;
Atividade 6: Apresentação, em slides, de Gêneros Textuais;
SEÇÃO 2: GÊNEROS TEXTUAIS E COMPETÊNCIA SOCIOCOMUNICATIVA.
Atividade 7: Trabalhar a partir de vários gêneros textuais, a competência sociocomunicativa, como forma de demonstrar que essa competência pode ser ensinada na escola;
SEÇÃO 3: GÊNEROS TEXTUAIS E COMPETÊNCIA SOCIOCOMUNICATIVA.
Atividade 8 Apresentar, em slides a receita nº 01 e nº 02;
Atividade : Estudo do texto ampliando nossas refencias “gêneros textuais: definição e funcionalidade” de Marcushi
Atividade 10: Trabalho pessoal :Ler a Unidade 9 ; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio;
1. Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 3 e registrá-las também.
RELATO DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Atividade 1: Mensagem “ Caderno c/ Padre Fabio de Melo
Apresentamos a mensagem “ Caderno c/ Padre Fabio de Melo , em seguida foi feita uma reflexão sobre a mensagem transmite para aprática do professor.
Atividade 2: Apresentação dos descritores de leitura e compreensão de texto e produção de texto;
Apresentação dos descritores de leitura e compreensão de texto e produção de texto e enfatizamos que as atividades de avaliações dos alunos estavam baseados nos mesmos.
Atividade 4: Orientações para construção do projeto e do portfólio;
Acerca do projeto o grupo não demostou dúvidas, porém enfatizamos sua importancia e suas caracteristicas. Quanto ao portfolio para fundamentar a importancia do seu uso no curso de formação fizemos a leitura do texto “ O porta – Fólio e a formação do professor refflexivo de Benigna Maria de Freitas Villas Boas e em seguida orientamos como utilizar.
Atividade 3: Leitura dos temas das seções e dos objetivos;
Realiamos a leitura do texto que apresenta os conteudos das unidades da TPs, e apresentamos as estruturas tanto das TPs quanto das AAAS.
Atividade 5: Levantamento de conhecimentos prévios sobre gêneros textuais e tipologia textual.
Fizemos uma atividade diagnostica onde podemos levantar os connhecimentos que o grupo tinha sobre os temas a serem estudados.
Atividade 6: Apresentação, em slides, de Gêneros Textuais;
Para intruzir o assunto fizemos a apresentação de slides com alguns conceitos de marcushi. Na ocasião o grupo interagiu bem tecendo comentarios bem como questionando. Em seguida fizemos a leitura e orientamos da atividade avançando na prática da seção 01.
Atividade 7: Trabalhar a partir de vários gêneros textuais, a competência sociocomunicativa, como forma de demonstrar que essa competência pode ser ensinada na escola;
Realizamos a atividade 01 para enfatizar a necessidade de construir a competencia sociocomunicativa eassim aprendermos a organizar e identificar os gêneros textuais. Em seguida fizemos a leitura e orientamos da atividade avançando na prática da seção 02.
Atividade 8 Apresentar, em slides a receita nº 01 e nº 02;
A presentamos em slides a receita 01 Espaguete com Brócolis e tomate seco e a receita 02, após a leitura comparamos ambas é o grupo realizou a atividade 08 e para melhor sistematizar os conhecimentos apresentamos slides que abordava a questão da flexibilidade dos gêneros textuais, do sentido figurado com os quais eles se apresentam. Leitura e orientamos da atividade avançando na prática da seção 03.
Atividade : Estudo do texto ampliando nossas refencias “gêneros textuais: definição e funcionalidade” de Marcushi.
O grupo se dividiu em grupos menores com a proposta de ler o texto acima mencionado e resolver as questões referentes ao mesmo.Durante a socialização o grupo demostrou insegurança em definir “suporte” na oportunidade foi esclarecida ressaltando o texto de Marcushi.
Atividade 10: Trabalho pessoal :Ler a Unidade 9 ; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio;
Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 3 e registrá-las também.
Orientamos os professores a reler a unidade estudada, aplicar as atividades do avanaçando na prática e registrar no portfólio.
FRANCISCA DIÓGENES NOGUEIRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário