PLANEJAMENTO DO ESTUDO INICIAL DA TP 3
UNIDADE 10 - GÊNEROS TEXTUAIS
SEÇÃO 1: Gêneros literário e não- literário.
Atividade 1: Mensagem “ José de Drummond
Atividade 2: Leitura dos temas das seções e dos objetivos
Atividade 3: Distiguir caracteristicas Gêneros literário e não- literário (Analisando o poema “ José de Drummond e o texto “As lavandeiras de Moçoró) . Apresentação em slides.
SEÇÃO 2: GÊNEROS POÉTICOS.
Atividade 4: Trabalhar o texto “O operário em construção” .Atividade do referido texto
SEÇÃO 3: UMA SUBCLASSIFICAÇÃO DO GÊNEROS POÉTICO: O CORDEL
Atividade 5: Leitura e analise do cordel “Justiça do trabalho – Uma justiça popular.
Atividade 6: Apresentar em slides as caracteristicas do gênero cordel
Atividade 7: Distribuir, entre os professores, vários gêneros textuais, para que os professores classifiquem, levando em consideração a sequência discursiva predominante, o suporte, a função, a forma.
Atividade 08: Trabalho pessoal
1. Ler a Unidade 10 ; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio;
2. Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 3 e registrá-las também.
RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESTUDOS PRESENCIAIS
SEÇÃO 1: Gêneros literário e não- literário.
Atividade 1: Mensagem “ José de Carlos Drummond de Andrade
Colocamos um cd com a poesia “ José de Drummond na voz do próprio escritor e propomos que escutasse com atenção. Ao final o grupo foi incentivado a comentar os sentimentos vivenciados neste momento. Alguns teceram comentários de como em diversos momentos se identica com “José “ ou se confunde com ele enquanto professor que luta pelos seus ideais mesmo quando pensa não ter chave, nem casa nem tão pouco parceria... Outros frisaram a emoção que a poesia transmite, no momento concluimos ressaltando ao grupo que eles identificaram a principal caracteristica dos gêneros literarios que é “EMOCIONAR”.
Atividade 2: Leitura dos temas das seções e dos objetivos
Realizamos a leitura dos objetivos das seções para que todos tomasse conhecimentos do que se pretende estudar nessa unidade.
Atividade 3: Distiguir caracteristicas Gêneros literário e não- literário (Analisando o poema “ José de Drummond e o texto “As lavandeiras de Moçoró) . Apresentação em slides.
Realizamos a atividade 01 e 02 onde analisamos as caracteristicas especificas de ambos os textos e através deles pontuamos em linhas gerais as caracteristicas dos gêneros literários ressaltando sempre a linguagem presente nesses gêneros. Para sistematizar concluimos o estudo da seção com apresentação de slides com as caracteristicas do gênero estudado.
SEÇÃO 2: GÊNEROS POÉTICOS.
Atividade 4: Trabalhamos o texto “O operário em construção” e realizamos a atividade do referido texto com o objetivo de caracterizar o gênero poético de acordo com a função estetica da linguagem. Sistematizamos o estudo da seção com apresentação de slides onde foi ressaltado as caractericas do gênero poético.
SEÇÃO 3: UMA SUBCLASSIFICAÇÃO DO GÊNEROS POÉTICO: O CORDEL
Atividade 5: Leitura e analise dos cordeis: “Justiça do trabalho – Uma justiça popular de Antônio Klévisson Viana e “ Satanás trabalhando no roçado do São Pedro” de José Costa Leite. O cordel por ser um gênero bem conhecido no Ceará as atividades foram realizadas somente para socializarmos os conhecimentos do grupo. A pricipio havia sido selecionado apenas o cordel de “Justiça do trabalho – Uma justiça popular de Antônio Klévisson Viana porém o grupo ficou tão empolgado que realizaram todas as atividades da seção no encontro presencial.
Após a socialização das atividade apresentamos em slides as caracteristicas do gênero cordel que é bem peculiar. Os Slides ênfatizava desde a origem do cordel até as suas caracteristicas mais especificas.
Atividade 7: Distribuimos, entre os professores, vários gêneros textuais, e orientamos para que os professores classifiquem, levando em consideração a sequência discursiva predominante, o suporte, a função, a forma. Essa atividade desencadeou discussões bastante significativas. Os professores foram orientado para que antes de socializar suas respostas lesse o texto para o grupo e os induzisse a classifica-lhos o que levou a todos a participar, propiciando assim uma excelente situação de aprendizagem.
Atividade 08: Trabalho pessoal – Lição de casa
Os professores foram orientados a reler a unidade 10 que foi estudado no encontro presencial escolher uma das atividades do “ Avançando na Prática “ aplicar e registrar no portfólio, pontuando os pontos relevantes.
Ler asatividdes sugeridas no AAA 3 selecionar as que estejam de acordo com as necessidades de aprendizagens de seus a e registrá-las também.
Considerações Finais
Ao final das 02 unidades os professores foram unânimes em ressaltar que o material do Gestar e de otima qualidade que o curso como um todo é apaixonante. Durante os estudos presenciais os professores tecia comentarios a cerca do desequilibro pelo qual estava passando isto é eles a todo instante sentem a necessidade de construir conceitos sólidos e no caso das classificação dos gêneros são conceitos relativamente estaveis que podem sofrer alterações e que se distiguim de acordo conteúdo temático, pelo estilo, pela composição textual, pelo relacionamento social dos participantes e, especialmente, pela finalidade segundo o qual são produzidos ou seja,eles são “maleáveis” não dar para “enquadra-lhos” superficialmente há que se analisar a fundo o texto em si. Na oportunidade foi ressaltado que esse desequilibro que estava deixando a todos tensos angustiados é característico do processo de aprendizagem, pois segundo os teóricos só aprendemos quando temos algo a resolver.
È valido ressaltar que fizemos uma avaliação oral quanto à estratégia de estudar todas as unidades em estudos presenciais e a mesma foi aprovada por todos em especial os que trabalham em escolas da zona rural, onde não tem contato com outros colegas de sua área os mesmos demonstraram satisfação por ter esse momento de troca de experiências, outro ponto que foi levado em consideração e a jornada dupla dos professores que por vezes alguns trabalham até 60 horas semanais e ainda há outros que aos sábados cursam faculdade e com base nessa realidade o tempo para os estudos a distancia é muito reduzido.
Francisca Diógenes Nogueira
Professora - Formadora
Gestar II L. Portuguesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse Gestar realmente mexe e remexe... Muitas atividades interessantes; estudos intensos; riqueza de material, de profissionais, de apaixonados,enfim, uma cadeia de DNA (Deliberações; Nascimentos; Aprendizados), se me permitem a metáfora... (rsrsrsrsrsrsrsrsrs)
ResponderExcluirParabéns a você, Nogueira, e a todo o grupo por abraçarem tão bem a proposta do Gestar e terem a audácia de assumir inclusive o que ele não prevê: esse estudo constante em grupo; isso também é a AUTONOMIA tão defendida pelo programa.
Beijo.