segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PLANEJAMENTO DO ESTUDO DA TP 4 UNIDADE 13- LEITURA, ESCRITA E CULTURA
Atividade 1: Mensagem “ Asa de papel” de Marcelo Xavier
SEÇÃO 1: O LETRAMENTO
Atividade 2: Exibição do filme “Narradores de Jave”. Atividade de reflexão do filme.
Atividade 3: Leitura iniciando Nossa Conversa TP 04
Atividade 4: Leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire,p 19 e atividade 02 p.20
Atividade 5: Atividade a partir da aula 2 ( AAA 05 versão do aluno p. 16.
SEÇÃO 2: LETRAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL
Atividade 6: Atividade 08 TP 04 p.32e 33. Socialização e leitura do “ resumindo” p.31 e “lembrete p.34.
SEÇÃO 3: CONHECIMENTO PRÉVIO E A ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Atividade 7: Atividade 13 TP p. 47, 48, 49. Leitura do resumindo p. 51.
Atividade 8 : Estudo do texto ampliando nossas refêrencias p. 54 TP 04.
Atividade 9: Em pequenos grupos resolver as questões de estudo do texto p. 55 TP . Socialização
Atividade 10: Trabalho pessoal : Ler a Unidade 13 ; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio; Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 4 e registrá-las também.


RELATÒRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM ESTUDOS PRESENCIAIS DA TP 4 UNIDADE 13- LEITURA, ESCRITA E CULTURA
Atividade 1: Mensagem “ Asa de papel” de Marcelo Xavier Para acolher os professores apresentamos em slides o livro Asa de papel de Marcelo Xavier. O mesmo é um convite a leitura. Após os comentarios dos professores a cerca do livro ressaltamos que o mesmo foi apresentado também com o intuito de introduzir a TP que tem como tema : leitura, escrita e cultura.
SEÇÃO 1: O LETRAMENTO
Atividade 2: A segunda atividade realizada foi a exibição do filme “Narradores de Jave”, antes porém fizemos a leitura do resumo do filme e orientamos os cursistar à anotar pontos que achasse pertinentes abordar durante a atividade de reflexão. Durante a exibição os professores demostraram descontração e bastante atenção. Realizamos uma atividade de reflexão do filme, na qual questionamos aspectos como:

• O que significa fazer o “papel de escriba”?
• Qual o papel do escriba naquela comunidade?
• Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
• Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
• Qual a relação entre oralidade e escrita?
• Analise as práticas de letramento daquela comunidade.
• Com você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
• Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba.
• Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
A atividade de reflexão foi realizada em pequenos grupos e em seguida socializada.
Atividade 3: Para dar continuidade fizemos a leitura do texto iniciando Nossa Conversa TP 04.
Atividade 4: Discutindo e refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano realizamos a leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire,p 19 e a atividade 02 p.20.Durante a socialização houve bastante debates.
Atividade 5: Identificando as marcas de letramento e relacionando a escrita com as práticas de cultura local através da atividade da aula 2 ( AAA 05 versão do aluno p. 6. A mesma foi realizada em pequenos grupos e em seguida foi feita a socialização.
SEÇÃO 2: LETRAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL
Atividade 6: Desenvolvemos a atividade 08 TP 04 p.32e 33. A mesma foi realizada no grupão durante a qual foi abordado o relacionamento do letramento com as práticas de cultura local. Para sistematização dos assuntos estudados fizemos a e leitura do “ resumindo” p.31 e “lembrete p.34.
SEÇÃO 3: CONHECIMENTO PRÉVIO E A ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Atividade 7:Realizamos a atividade 13 TP p. 47, 48, 49 durante a qual discutimos o uso dos textos em atividades em sala de aulas. Os professores elencaram varias atividades que poderia realizar com os referidos textos dentre outras citaram a cultura afro-brasileira, em seguida fizemos a leitura do resumindo p. 51.
Atividade 8 : Para uma melhor sistematização dos temas estudados propomos aos professores que fizessemos uma leitura compartilhada do texto ampliando nossas refêrencias p. 54 TP 04 “De como se constitui a questão....” durante a leitura foi bastante discutida o conceito e a interrelação de letramento e alfabetização. Após a leitura dividimos os professores em pequenos grupos eos orientamos a resolver as questões de estudo do texto p. 55 TP . Durante a socialização ficou evidente que os professores sanaram todas que tinha acerca do assunto.
Atividade 09: Para o trabalho pessoal solicitamos aos professores que fizesse uma releitura da Unidade 13 e aplicasse , em sala de aula , o Avançando na Prática e registrasse no portfólio;
Francisca Diógenes Nogueira
Formadora- do Gestar II – Lingua Portuguesa
Municipio: Jaguaretama-Ce
Encontro realizado em 03/11/2009
Publico Alvo: 35 professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário