terça-feira, 17 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA UNIDADE 14 –TP 04 - ATIVIDADES REALIZADAS EM ESTUDOS PRESENCIAIS
PLANEJAMENTO DO ESTUDO DA TP 4 UNIDADE 14 LEITURA, ESCRITA E CULTURA
Atividade 1: Mensagem “ BOA NOITE SHERK
SEÇÃO 1: Onde está o significado do texto?
Atividade 2: Atividade 01 e 02 TP 04 p.71e72.
Atividade 3: Atividade a partir da aula 02 ( AAA 04 versão do aluno p.33 )
SEÇÃO 2: Os objetivos de leitura : expectivas e escolhas de textos
Atividade 4: Leitura na TP 04 p.83
Atividade 5: Atividade a partir da aula 3 ( AAA 04 versão do aluno p. 40.)
SEÇÃO 3: CONHECIMENTO PRÉVIOS INTERFEREM NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DO TEXTO?
Atividade 6: Leitura do texto da TP 04 p.91
Atividade 7: Atividade a partir da aula 6 ( AAA 04 versão do aluno p. 44 e 45).
Atividade 8: Trabalho pessoal : Ler a Unidade 14; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio; Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 4 e registrá-las também.


RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESTUDOS PRESENCIAIS DA UNIDADE 14 LEITURA, ESCRITA E CULTURA
Atividade 1: Apresentação em slides da mensagem “ BOA NOITE SHERK” , a mesma provocou nos cursistas alegria e muita descontração.
SEÇÃO 1: Onde está o significado do texto?
Atividade 2:Para introduzir a seção 01 realizamos a atividade 01 e 02 TP 04 p.71e72,desenvolvida no coletivo por ambas serem bastante polematizadoras foram momentos de aprendizagens significativas.
Atividade 3: Dividimos os professores em pequenso grupos e solicitamos que realizasse a atividade a partir da aula 02 ( AAA 04 versão do aluno p.33 ). No momento da socialização os professores sugeriram outras atividades que desenvolvesse nos alunos a competencia de reconhecer o texto e o leitor como criadores de significados.Na oportunidade fizemos a leitura do avançando na prática da seção e os orientamos a realizar com os alunos.
SEÇÃO 2: Os objetivos de leitura : expectivas e escolhas de textos
Atividade 4: Propomos a leitura do texto que introduz a seção na TP 04 p.83 em seguida realizaram a atividade 10. Após a socialização, exploramos a atividade do “avançando na prática” e os orientamos a realizar em sala de aula fazendo as adaptações que acharem pertinentes.
Atividade 5: Visando explorar a competencia de reconhecer a polissemia nos textos realizamos a atividade a partir da aula 3 ( AAA 04 versão do aluno p. 40.) antes porém colocamos em slides a imagem do cartaz do filme e instigamos o grupo a dizer como poderia explorar a imagem com seus alunos, depois que todos expuseram suas sugestões apresentamos a atividade e solicitamos que realizassem em pequenos.
SEÇÃO 3: CONHECIMENTO PRÉVIOS INTERFEREM NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DO TEXTO?
Atividade 6: Realizamos a leitura compartilhada do texto da TP 04 p.91 e em pequenos grupos resolvemos a atividade 14.
Atividade 7: A atividade da (aula 6 AAA 04 versão do aluno p. 44 e 45) foi realizada em pequenos grupos e em seguida socializada.
Atividade 8: Para o trabalho pessoal orientamos os professores a fazer uma releitura da unidade 14, e selecionar um “ Avançando na Prática” aplicar em sala de aula e registrar no portfólio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apresentamos em anexo uma imagem que utilizamos para introduzir o conceito de letramento. Apresentamos em slides a referida imagem e solicitamos que eles fizesse uma analogia com o conceito de letramento. A atividade foi realizada durante o estudo da unidade 13 e se configurou numa excelente situação de ensino aprendizagem... Momento de reflexão. Concluimos com a citação de Magda Soares que concetua letramneto como:
"LETRAMENTO É, SOBRETUDO, UM MAPA DO CORAÇÃO DO HOMEM, UM MAPA DE QUEM VOCÊ É, E DE TUDO QUE PODE SER. "

ESSA IMAGEM ILUSTRA BEM O CONCEITO DE LETRAMENTO.
“ É ABRIR AS PORTAS E JANELAS DO MUNDO POR MEIO DA LEITURA, DA ORALIDADE E SER CAPAZ DE SE RELACIONAR BEM NAS DIVERSAS PRÁTICAS SOCIAIS.”
FRANCISCA DIÓGENES NOGUEIRA
PROFESSORA-FORMADORA
GESTAR II - LINGUA PORTUGUESA
MUNICIPIO: JAGUARETAMA-CE
10/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário