sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 06 UNIDADE 12

PLANEJAMENTO DA OFICINA 06 TP03 UNIDADE 12
Atividade 1: Mensagem vídeo “Conhecimento”
Atividade 2: Socialização e esclarecimentos das dúvidas das unidades 11e 12
Atividade 3: Relato das experiências das atividades desenvolvidas no “Avançando na prática das unidades 11 e 12.
Atividade 4: Analise do texto para identificar sequências tipológicas.
Atividade 5: Avaliação da oficina
Atividade 6: Levantamento dos conhecimentos prévios do grupo a cerca dos temas que serão abordados nas próximas atividades.


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO
Atividade 1: Apresentamos a mensagem em vídeo “ Conhecimento” em seguida os professores fizeram comentários a cerca da importância do poder do conhecimento.
Atividade 2: Reservamos um momento para a socialização e esclarecimentos das dúvidas das unidades 11e 12. Entretanto,como estamos realizando estudos presenciais das unidades surgiram poucas dúvidas. Na ocasião uma professora trouxe um texto da Roseana Murray do Livro “Classificados poéticos” e solicitou que a turma analisasse o texto quanto ao gênero e a tipologia predominante, foi uma atividade bastante significativa. Em encontros anteriores já havíamos incentivados essa prática de trazer textos que os mesmos tivesse dúvidas para classificá-los.
Atividade 3: Durante o relato das experiências desenvolvidas no “Avançando na prática das unidades 11 e 12 os professores relataram como se deu a realização das atividades. Ressaltaram que as mais significativas foram da Unidade 11 secção 01 atividade de descrição de um objeto e da Unidade 12 secção 03 atividade de transposição de gêneros textuais ( intertextualidade). E ao ser questionado quanto as atividades que não foram relevantes as mesmas citaram a atividade da unidade 11 secção 02 que propõe trabalhar manuais de instruções, os mesmos relataram que os alunos não tinha muita vivência com esse gênero.
Atividade 4: Orientamos os professores para se dividir em pequenos grupos para analisar o texto “Composição: O salário mínimo” de Jô Soares para tanto, deveriam identificar sequencias tipológicas e caracterizar as condições sócio-comunicativas de sua produção. Durante a socialização houve um grande debate entre as equipes. Cada equipe elencou argumentos para embasar suas defesas. Porém, ao concluir orientamos os professores para identificar as marcas de intertextualidade presentes no mesmo.
Atividade 5: Na atividade de avaliação da oficina o grupo ressaltou que o tempo é reduzido para aprofundar conteúdos tão complexos. O material é sempre alvo de muitos elogios.
Atividade 6:Para o levantamento dos conhecimentos prévios do grupo a cerca dos temas que serão abordados nas próximas atividades fizemos questionamentos como:

• Qual a ideia que tem sobre “Letramento”?
• Qual a diferença entre letramento e alfabetização?
• Somos todos letrados nesta sala?
• Vivemos em um país letrado?
Após a socialização das respostas informamos ao grupo que as respostas poderão ser encontradas nas próximas unidades da TP 04.

Francisca Diógenes Nogueira
Professora - Formadora
GESTAR II - Língua Portuguesa
Jaguaretama - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário