sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA OFICINA 07 UNIDADE 14

Para iniciarmos nosso encontro apresentamos em slides a mensagem “ A importancia de refletir” , durante a qual os professores teceram comentarios a cerca do “ranço” que permeia algumas praticas pedagogicas.
Reservamos um tempo para socialização e esclarecimentos das dúvidas dos conteudos trabalhados das unidades 13 e 14, entretanto como já estamos estudando as unidades em estudos presenciais os professores não socializaram dúvidas.
Durante o relato das experiências das atividades desenvolvidas no “Avançando na prática das unidades 13 e 14 , os professores relataram as atividades mais significativas realizadas em sala de aula dentre as mais citadas foram da unidade 13 seção 2 e da seção 3 ambas trabalhando as festividades locais,
Em encontros anteriores os professores solicitaram melhores orientações sobre o projeto paratanto,propomos a leitura do texto “PROJETO PARA FINALIZAÇÃO DO PROGRAMA GESTAR ll” de Marinês Candido de Jesus que gerou inumeras discussões. As mesmas foram bastante significativas de modo que, ao final todos sanaram suas duvidas. Porém, há que se ressaltar que o grupo demostra estar muito preocupado quanto a elaboração e desenvolvimento do referido projeto.
Na parte III da oficina propomos ao grupo a leitura e discussão do “Avançando na prática “ da unidade 14 seção 3 e em seguida orientamos a planejar :atividades de interpretação de texto do poema “Cidadizinha Qualquer” para turmas as quais lecionam. O grupo planejou atividades para turmas com exceção a 6º ano. As mesmas serão postadas em anexos.
Durante a avaliação da oficina os professores reclamaram do tempo destinados para as atividades do GestarII pois, como iniciamos no mês de setembro eles alegam que o tempo estar muito reduzido.
Ressaltaram ainda a qualidade do material, não obstante,comentaram do entusiamo com o qual os alunos desenvolvem as atividades do Gestar.
Para finalizar o encontro fizemos o levantamento dos conhecimentos previos do grupo a cerca dos temas que serão abordados nas próximas unidades.











ANEXOS

ATIVIDADES PLANEJADAS PARA TURMAS DE 7º A 9º ANO




Atividades de Interpretação do texto “Cidadizinha Qualquer”

Turmas: 7º anos
Cidadezinha Qualquer

1 - Casas entre bananeiras
2 - mulheres entre laranjeiras
3 - pomar amor cantar

4 - Um homem vai devagar.
5 - Um cachorro vai devagar.
6 - Um burro vai devagar.

7 - Devagar. . . as janelas se olham.

8 - Eta vida besta, meu Deus.
( Carlos Drummond de Andrade)

1. Explique o titulo do poema “Cidadizinha Qualquer”.
2. Qual é o gênero do texto?
3. Com base no texto, como podemos caracterizar essa cidade?
4. Que elementos o texto apresenta para justificar a resposta da questão 3?
5. Que ideia o texto nos passa em relação aos costumes da epoca?
6. Você acha que atualmente ainda existe cidade com esses costumes? Justifique.
7. Observe o trecho “ Eta vida besta, meu Deus”. Classifique a palavra destacada.
8.
9. A palavra um presente na 2ª estrofe pertence a classe dos :
( ) numerais
( ) artigos
( ) adjetivos
( ) Substantivos
10. Transcreva os quatro verbos presentes no texto.



TURMAS: 8º ANOS

1. O titulo do texto “ Cidadezinha qualquer” refere-se a uma cidade:
( ) desconhecida
( ) do poeta
( ) imaginária
( ) Metrópole

2. Retire os verbos do texto:


3. O texto é um:
( ) poema
( ) conto
( ) Cordel
( ) fábula
( ) piada

4. A expressão “... as janelas olham” na linha (7) refere-se a:
( ) pessoas que observam a rua
( ) janelas com olhos
( ) nomes de pessoas
( ) Mulheres curiosas


Professoras: Serli da Silva Sales
Gracilene Pimenta
Osmarina Campos
Kátia Pontes
Gracilene Rodrigues



Turmas: 8º e 9º anos

- Interpretando o texto:

1. Qual o assunto abordado na 1ª estrofe?
2. Qual o paradoxo existente entre a 1ª e a 2ª estrofe?
3. O que o autor quis dizer com o verso “Eta vida besta, meu Deus”.

- A gramática construindo o texto

1.Qual palavra da 1ª estrofe indica ação?

2. Os dois primeiros versos da 1ª estrofe são frases nominais ou verbais? Explique.

4. A expressão “ Vai devagar” existe nos primeiros versos da 2ª estrofe pode ser classificado como:
( ) Locução verbal
( ) Locução adverbial
( ) Locução adjetiva

5. Transformando o ultimo verso da segunda estrofe em um período composto, temos:
“ O homem, o cachorro e burro vão devagar e as janelas olham”.

a) Qual o sujeito da 1ª oração? Classifique-a.
b) Qual o sujeito de “olham”?
c) Este período é composto por coordenação ou subordinação?
d) Podemos dizer que as orações são coordenadas:
( ) aditivas ( ) adversativas ( ) alternativas ( ) Conclusivas

Professoras: Angélica Maria Almeida
Gesli Moraes
Ivanete Oliveira
Fátima Oliveira

Turmas: 9º anos

1. Que elementos constituem o cenário do lugarejo descrito pelo poeta?
2. No momento que o poeta “vê” a cidade e descreve-a quem está andando pelas ruas?
3. Para reforçar a ideia de que a vida na cidadezinha é muito monótona, o que o poeta diz a respeito das personagens referidas na questão anterior?
4. Num dos versos, o poeta diz: “Devagar... as janelas olham”. Esse verso faz referência a um hábito comum aos moradores de cidades pequenas. De que hábito se trata?
5. No titulo do texto Cidadezinha qualquer- a palavra qualquer tem sentido pejorativo, isto é de desvalorização e desprezo. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta, baseando-se no conteúdo do poema.
6. Uma dos versos do texto permite ao leitor conhecer claramente a opinião do poeta a respeito da cidadezinha. Transcreva esse verso.
7. Apresente alguns argumentos que sejam opostos ao ponto de vista do poeta em relação à vida em uma cidadezinha.
8. Você gosta do modo de vida da cidade em que mora? Por quê?
9. Faça um depoimento sobre a sua cidade.
10.Outra sugestão de produção textual: descreva a cidade dos seus sonhos”


Professoras: Aila Cunha
Raimunda Valeria
Marilene Silva
Naiana Kelly Diógenes
Francisca Díogenes Nogueira
Professora- Formadora
Gestar II Jaguaretama - Ce

Encontro realizado em 17/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário