terça-feira, 15 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE ESTUDO DA TP 4 UNIDADE 15- MERGULHO NO TEXTO

Para dar inicio ao encontro exibimos a mensagem “ Morre lentamente” de Pablo Neruda, na ocasião os professores ressaltaram a importância de estar em contato direto com a cultura seja através de uma musica, de um livro e ou por intermédio de uma viagem. Iniciamos o estudo teórico com a leitura dos textos: “ Iniciando nossa conversa “ e” Por que e para que perguntar”ambos da Maria Antonieta Antunes Cunha, durante a qual foi discutido especialmente as varias funções e formas de perguntas que contribui na leitura dos alunos, e suas falas os professores enfatizaram que as perguntas são com certeza uma das intervenções pedagógicas bastante utilizadas às quais tem surtido bons resultados.
Propomos ao grupo que fizesse a leitura do texto “Admirável mundo louco” de Ruth Rocha e a atividade 3 do referido texto. Circulando entre os grupos evidenciou-se que os mesmos sentiram dificuldades em identificar os autores do texto, bem como “ as diversas vozes” presentes, equivocadamente suponham que a única voz existente era da autora Ruth Rocha. Ao comprovar o fato tivemos que intervir pedagogicamente ( fazendo perguntas) sobremaneira em relação “as vozes” de modo a facilitar a percepção dos cursistas.
Para o estudo da seção 2 orientamos a leitura do texto “Como chegar à estrutura do texto” e em seguida resolver a atividade 07 que visa descobrir dentre outras coisas as partes de um texto, a referida atividade foi bastante estimulante, pois, os mesmos encontraram desafios que os instigou de sobremaneira.
Solicitamos aos professores que resolvesse a atividade a partir da aula 4 ( VERSÃO DO ALUNO P.59 E 60) que tem como objetivo possibilitar que os alunos leitores percebam as relações intertextuais entre as diferentes linguagens e estruturas textuais. Durante a socialização os mesmos teceram comentários a cerca das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos ao propor a referida atividade. Com base nesses comentários propomos a leitura da mesma atividade
na versão do professor onde discutimos passo a passo as sequencias didáticas propostas e a importâncias das boas perguntas como elemento facilitador da aprendizagem.
Para concluir o estudo da unidade fizemos uma leitura do texto ampliando nossas referências Por que meu aluno não lê? De Angela Kleiman. O mesmo mexeu nos “brios” de alguns educadores que sentiram injustiçados quando a autora fala das praticas de leitura realizadas nas salas de aulas em dado momento quando as discussões estavam de certa forma acirrada sugerimos ao grupo a leitura do livro da autora Oficina de Leitura: Teoria e prática o que foi aceito por todos. Orientamos então que em pequenos grupos resolvesse as questões de estudo do texto, e durante a socialização os professores demonstraram ter ao final do estudo entendido a intenção da autora em defender as práticas de leituras em sala de aulas baseada no desejo e no prazer.
Para o trabalho pessoal orientamos a reler a unidade 15, aplicar, em sala, o avançando na prática e registrar no portfólio.

P.S: Encontro realizado em 24/11/2009.


FRANCISCA DIÓGENES NOGUEIRA
PROFESSORA - FORMADORA
GESTAR II - LINGUA PORTUGUESA
JAGUARETAMA-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário