terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DO ESTUDO DA TP 4 UNIDADES 16- A PRODUÇÂO TEXTUAL- CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES



A abertura do encontro aconteceu com a mensagem " O amor” de Mario Quintana, apresentada em slides a mesma atendeu o objetivo proposto que era o de emocionar, já que era um texto poético.
Para introduzir o tema “ Crenças e teorias que subjazem ás praticas de ensino da escrita realizamos a leitura dos textos “ Eu é que pergunto para a caneta” de Gabriel o Pensador e A mão do poeta de Leo Cunha e orientamos que realizasse as atividades dos referidos textos. Ao serem questionados se o ato de criação é um dom ou não, foi criada uma grande polemica, pois, alguns defendiam que era resultado de dom outras que era necessário desenvolver competências. Para fomentar as discussões propomos a leitura do texto p. 164 á 169 os professores participaram ativamente das discussões e pontuaram alguns pontos que estava de acordo com suas práticas pedagógicas.
Introduzimos o estudo da seção 2 com a leitura do texto de memórias " E a viagem continua"de Lucia Helena Zabotto e propomos o desenvolvimento da atividade do referido texto durante a qual os professores focaram as principais discussões em como inserir o trabalho com gênero memórias em sala de aula
Realizamos a leitura do texto da seção 03 “A escrita e seu desenvolvimento comunicativo”. Em seguida divididos em pequenos grupos resolvemos a atividade 07 e 08. Durante a socialização enfatizamos as dimensões da situação sociocomunicativa que devemos considerar no planejamento das atividades de escritas como: consciência da audiência, relevância do conteúdo, seqüência da informação, nível de formalidade, função da comunicação, convenção (formato do documento).
Para o trabalho pessoal orientamos os professores a reler a unidade 16, aplicar, em sala, o avançando na pratica e registrar no portfólio.


Francisca Diógenes Nogueira
Professora – Formadora
Gestar II Língua Portuguesa

P.S : Encontro realizado em 01/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário