segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 05 TP 03 E ANEXOS DAS ATIVIDADES PLANEJADAS

RELATÓRIO DA OFICINA 05 TP 03 E ANEXOS DAS ATIVIDADES PLANEJADASPLANEJAMENTO DA OFICINA 05 TP03 UNIDADE 10
Atividade 1: Mensagem “ O CATADOR DE PENSAMENTOS” Monika Feth – Antoni Boratynski
Atividade 2: Socialização e esclarecimentos das dúvidas das unidades 09e 10
Atividade 3: Relato das experiências das atividades desenvolvidas no “Avançando na prática das unidades 09 e 10.
Atividade 4: Orientações para realização da proposta de atividades: Leitura dos textos “Poema tirado de uma noticia de jornal” de Manoel Bandeira e “Bom dia” de Gil e Nana Caymmi.
Atividade 5: Planejar atividades de: leitura, interpretação e produção de textos, análise e caracterização e classificação e classificação dos gêneros.
Atividade 6: Avaliação da oficina
Atividade 07: levantamento dos conhecimentos previos do grupo a cerca dos temas que serão abordados nas próximas atividades.
Atividade 08: Trabalho pessoal: Aplicar, atividade em sala de aula. Registrar no portfólio


RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA OFICINA 05 TP 03

Atividade 1: Apresentamos em slides a mensagem “ O CATADOR DE PENSAMENTOS” de Monika Feth – Antoni Boratynski, os professores teceram comentarios elogiosos acerca do texto. Na ocasião informamos aos professores que este é um livro que faz parte do acervo do PNBE sugerimos que fosse utilizado em sala de aula como leitura compartilhada e lembramos que ele poderá ser utilizado em todas anos séries.
Atividade 2: Reservamos um momento destinado a socialização e esclarecimentos das dúvidas das unidades 09 e 10 porém, como já haviamos realizado os estudos presenciais das referidas unidades portanto, não havia dúvidas.
Atividade 3: No momento destinado ao relato das experiências das atividades desenvolvidas no “Avançando na prática das unidades 09 e 10, cada cursista fez o relato de uma atividade que realizou e achou mais significativa. A maior parte do grupo realizoua atividade da seção 01 unidade 09 “ biografia” , houve varias adaptações na proposta da atividade: alguns optaram por fazer a auto-biografia dos alunos. Outros fizeram a biografia dos funcionarios da escola, e durante o relato uma das professoras ficou emocionado ao falar da dimensão que essa situação de aprendizagem tomou , dentre outros funcionarios um aluno resolveu fazer a biografia de um vigilante. Ao terminar como todos os outros socializou a sua atividade e no momento a professora sugeriu que eles entregasse o texto a pessoa biografada, sugestão aceita ele se dirigiu ao vigilante entregou que ao ler foi tomada de emoção e pediu para levar o texto para mostrar á familia o mesmo repetia “que jamais imaginou que sua vida tivesse tamanha importancia “ diante de tudo não só ele como aluno sentiu –se valorizado por ter seu trabalho reconhecidocomo também o funcionario. Com base nessa situação relatada podemos concluir que a importancia deste curso vai muito além das mundaças vivenciadas em sala de aula, ouseja, ela ultrapassa a ação pedagogica e modifica os aspectos socias dos envolvidos o que faz a diferença e a mão do professor que conduz.
Quanto aos “avançando na pratica” da unidade 10 o mais relatado foi o da seção 03 que tinha como proposta trabalhar o gênero jornalistico de um modo geral todos acharam a atividade significativa.Já quem realizou a atividade da seção 03 da unidade 10 com poesia de cordel relatou que embora tenha repertóriado o grupo com o gênero os alunos demostraram grandes dificuldades de desenvolver a atividade, por não ter muito contato com o gênero.
Atividade 4: Orientamos o grupo para realização da proposta de atividades: Leitura dos textos “Poema tirado de uma noticia de jornal” de Manoel Bandeira e “Bom dia” de Gil e Nana Caymmi. O grupo ficou dividido por série, ou seja, 05 professores por equipe sendo que deveria se agrupar de acordo com a série para qual iriam planejar as atividades.
Atividade 5: Os professores planejaram atividades de: leitura, interpretação e produção de textos, análise e caracterização e classificação e classificação dos gêneros com exceção do grupo do 9º todos que escolheu a música “Bom dia” todos os outros grupos selecionaram o”Poema tirado de uma noticia de jornal” de Manoel Bandeira, os mesmos justificaram a escolha alegando não conhecer a música “Bom dia”. As atividades foram elaboradas para turmas de 6º,7º, 8º e 9º anos. (Postarei as mesmas em anexos).
Atividade 6: Para avaliação da oficina elaboramos uma ficha onde os cursistas teriam que avaliar: os tema, objetivos e atividades propostas na oficina como também o formador quanto: Ao dominio dos conteúdos, Responsabilidade, pontualidade, metodologia utilizada, motivação e relacionamento interpessoal. E com base em suas respostas o grupo estar bastante satisfeito com o curso, embora aleguem que tem pouco tempo para estudo já que o curso aborda temas bem complexos. Ressaltaram também que era necessario dar mais tempo para a realização das atividades feitas em sala de aula.
Atividade 07: Realizamos uma atividade com o obejetivo de levantar dos conhecimentos previos do grupo a cerca dos temas que serão abordados nas próximas atividades o que ficou evidente que parte do grupo tem conhecimentos sobre as sequencias tipologicas embora sinta necessidade de melhor aprofundamento para distiguir principalmente o tipo descritivo e dissertativo.
Atividade 08: Orientamos os professores que como trabalho pessoal aplicasse as atividade planejadas durante a oficina em sala de aulae registrasse no portfólio.








ANEXOS


ATIVIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Público alvo: alunos de 6º ano.
Professoras: Aila Maria Cunha Saldanha
Maria Audelice Carlos Silva
Cosma Ferreira de Freitas
Tereza Helena Lima Maia
Maria Marilene da Silva

1. Para repertoriar os alunos levar para sala de aula vários poemas de diferentes escritores para serem lidos e analisados por todos quanto à estrutura, rimas, versos, estrofes, gêneros etc.
Realizar leituras silenciosas, paragrafada, individuais e em grupos

2. Leitura do texto:
Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira)
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
3.Analisar o poema de acordo:
3.1: Qual o gênero apresentado nesse poema?
3.2: Esse poema é composto de quantos versos?
3.3: Apresenta rimas? Quais?
3.4: Qual a realidade apresentada no poema?
3.5: Qual o objetivo (finalidade) desse texto?


4. Proposta de produção textual:

Orientar os alunos para que transforme o poema numa noticia de jornal. O noticia será pública no jornal mural da escola. A noticia deve contemplar dados como:
O que aconteceu? (o fato)
Onde?
Quando?
Qual o conflito?
E o desfecho?


2ª proposta de atividade para turmas de 6º ano

Professoras: Gesli Moraes da Silva
Maria Ivanete O. Fernandes
Rufina Maria da Conceição Neta

1. Leitura de imagem:
1.1 O que você consegue identificar na gravura?
1.2 O que você considera está em 1º plano? E em segundo?
1.3 Em relação a posição da personagem o que podemos supor?

2. Caracterização do texto:
2.1 Qual é a estrutura do texto?
2.2 Onde podemos encontrar esse tipo de texto?
2.3 Qual é o titulo do texto? E quem é o autor?


3. Leitura do texto:
- Leitura compartilhada, onde cada aluno ler um verso.
1. O texto pertence ao gênero literário ou não literário?
2. Tem alguma rima? Cite.
3. O “eu” poético apresenta-se como observador ou personagem?

4.Produção escrita:
- Reescrever o texto em forma de um dialogo telefônico ( Produção coletiva), em seguida encená-lo.



Atividades proposta para turmas de 7º ano

Professoras: Antonia de Assis
Maria da Conceição Gomes Lemos
Maria Gracilene Silva Pimenta
Raimunda Gracilene Silva
Vânia Maria Pinheiro Bezerra

1. Leia o texto:
Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira)
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
2. Retorne ao texto e diga qual o tempo em que os verbos estão empregados?
3. A estrutura do texto é característica de que texto?
4. Quais as rimas que o texto apresenta?
5. Qual o trecho do poema que mais chamou atenção?
6. Enumere na sequência as ações de João?
7. O que levou João a se atirar na Lagoa Rodrigo de Freitas?
Atividade de produção textual

1. Produza um poema, contrastando ao texto estudado, dando outro final?

Atividade elaborada para turmas de 8º ano
Professoras: Osmarina Campos Silva
Sandra Serli da Silva Sales
Antônia Evilásia Peixoto
Kátia de Castro Pontes Correia

1. Leia o texto:
Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira)
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
2. A expressão “Vinte de Novembro” na linha 3 refere-se a:
a.( ) Uma avenida
b.( ) data do mês
c.( ) um morro
d.( ) um ambiente de descontração

3. João era carregador de feira livre, na sua concepção porque chama-se “João Gostoso”?

4. Levante hipóteses das possíveis causas do trágico final de João.

5.O lhe transmite algum sentimento? Justifique sua resposta.

6. Você conhece alguém como João?

7. Quais os verbos que mostram as últimas ações de João?



Atividade de produção textual
1. Reescreva o poema dando um outro final a história de João.

Atividade elaborada para turmas de 9º ano
Professoras: Rita Maria Lima Ferreira
Elenice de Lima
Maria de Fátima Oliveira Diógenes
Raimunda Valeria Gomes de Alencar
Naiana Kelly Diógenes
Maria das Graças Pinheiro Almeida


1. Atividade de Leitura:

Bom Dia Nana Caymmi (Composição: Gilberto Gil e Nana Caymmi )

Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Acorda meu amor,
a usina já tocou
Acorda, é hora
de trabalhar, meu amor
Acorda é hora
o dia veio roubar
Teu sono cansado
É hora de trabalhar
O dia te exige
O suor e o braço
Pra usina do dono
do teu cansaço
Acorda meu amor
é hora de trabalhar
O dia já raiou
é hora de trabalhar
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Ele sai, ele vai
a usina já tocou
Bom dia, bom dia
até logo, meu amor


No 1º momento fazer a exposição da música em cartolina e da figura (a estrutura do texto). A turma lê em conjunto (voz alto) após esse momento divide-se em duplas para uma leitura mais abrangente.

2. Interpretação:
Cada dupla fala o que entendeu e os mesmos debaterão as idéias e chegarão a uma conclusão esclarecedora e inovadora para a vida.

3. Interpretação – oral:
3.1 Por que esse madrugou, madrugou?
3.2 Há quem o “eu” poético se refere a palavra “ meu amor”?
3.3 Qual a relação da musica com o seu dia-a-dia?
3.4 Em sua opinião o que um dia de trabalho lhe exige?
3.5 Você acha que sabemos aproveitar o tempo de maneira adequada? Explique.
3.6 Qual a estrofe com a qual mais se identifica?
3.7 Por que a necessidade de existir amor em tudo que fazemos?
3.8 Quais os suportes do texto?


4. Produção de texto:
4.1 Irão fazer uma produção com a figura e outra da musica, após isso irá compará-los e refazer outra produção que tenha que tenha haver com os que já haviam feito.
4.2 Análise da letra do poema “bom dia” e a ilustração ao lado e em seguida reescreva em forma de crônica.

Um comentário:

  1. Que maravilha, Nogueira, saber que o Gestar já muda não só a prática dos professores, mas também a maneira dos alunos e da escola se relacionarem, conviverem e aprenderem um com o outro. Como diz Rubem Alves, a emoção é um dos caminhos mais certos para a aprendizagem...

    Parabéns a todos pelas atividades propostas e pelas descobertas apreendidas!

    Um abraço.

    ResponderExcluir