PLANEJAMENTO DO ESTUDO DA TP 3 - UNIDADE 11 - TIPOS TEXTUAIS
Atividade 1: Mensagem “ Enquanto os ventos sopram”
SEÇÃO 1: Sequencias tipológicas: Descrição e Narração
Atividade 2: Leitura dos temas das seções e dos objetivos
Atividade 3: Apresentação em slides que apresenta caracteristicas das sequencias tipologicas.
Atividade 4: Reconhecendo as sequências tipológicas existentes no “Conto Presépio “ de Drummond (AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 76 E77
Atividade 5: Socialização das atividades
SEÇÃO 2: Sequencias tipológicas: os tipos injuntivos e preditivo.
Atividade 6: Classificando algumas sequências tipológicas(AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 60
SEÇÃO 3: : Sequencias tipológicas: O tipo dissertativo
Atividade 7: Caracterizando a dissertação – Texto “ vida inteligente entra pela boca de Frei Betto. (AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 71 Á73.
Atividade 08: Estudo do texto ampliando nossas refêrencias: Descrição e dissertação. TP03 PÁG:129 Á 132.
Atividade 09: Em pequenos grupos resolver as questões de estudo do texto . Socialização
Atividade 10: Trabalho pessoal
Ler a Unidade 11 ; Aplicar, em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio;
Aplicar, em sala, as atividdes sugeridas no AAA 3 e registrá-las também
RELATO DAS ATIIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTUDO DA TP 3 UNIDADE 11 - TIPOS TEXTUAIS
Atividade 1: Apresentamos em slides a mensagem “ Enquanto os ventos sopram” e em seguida foi feita uma breve reflexão.
SEÇÃO 1: Sequencias tipológicas: Descrição e Narração
Atividade 2: Realizamos a leitura dos temas das seções e dos objetivos da unidade em estudo
Atividade 3: Apresentamos em slides as caracteristicas das sequencias tipologicas que serão temas de estudo, durante uma lámina e outra os professores teciam comentários, em algumas ocasiões levantava questionamentos de modo que esta se configurou numa situação de aprendizagem bastante significativa, fizemos referencia a sequencias “exortativa” que a TP não faz refêrencia e grande parte dos professores desconhecia.
Atividade 4: Realizamos a atividade de reconhecimneto das sequências tipológicas existentes no “Conto Presépio “ de Drummond (AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 76 E77. A atividade foi realizada em pequenos grupos
Atividade 5: Durante a socialização das atividades os professores ressaltaram que atividade foi desafiadora e que portanto, para ser aplicada para os alunos no nivel a qual se encontram a mesma estar bastante avançada que teriam que desenvolver outras atividades onde eles poderiam construir as habilidadee necessarias.
SEÇÃO 2: Sequencias tipológicas: os tipos injuntivos e preditivo.
Atividade 6: Propomos ao grupo realizarmos a atividade onde eles iriam classificar algumas sequências tipológicas no (AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 60) a mesma foi feita no grupão e sempre que um grupo classificava uma sequencia diferentes dos demais ambos os grupos teriam que defender suas posições. As discussões foram relevantes e estimulou a todos a participarem possibilitando um rico momento de aprendizagens.
SEÇÃO 3: : Sequencias tipológicas: O tipo dissertativo
Atividade 7: Para introduzir o estudo da sequencia tipologica dissertativa realizamos a leitura e atividade do texto “ vida inteligente entra pela boca de Frei Betto. (AAA VERSÃO DO ALUNO PÁG: 71 Á73. A atividade foi realizada em pequenos grupos e em seguida socializada onde foi possivel perceber que o grupo que a pricipio se mostrava um pouco inseguro para expor suas conclusões já estar bastante “afinados”.
Atividade 08: Para sistematizar os conhecimentos do grupo a cerca do tema em estudo propomos a leitura e estudo do texto ampliando nossas refêrencias: Descrição e dissertação. TP03 PÁG:129 Á 132 , aleitura foi realizada e em seguida divididos em pequenos grupos resolveram as questões de estudo do texto . Para a socialização cada grupo escolhia um representante porém se um grupo apresentasse respostas que divergisse do demais outro participante teria que ressaltar em que estava fundamentados a conclussão do grupo. Essa estratégia tem funcionado uma excelente situação de aprendizagens por que leva o grupo a discutir sem perder o foco e interagir de forma bastante significativa. Ao final de cada debate sempre teço comentários para concluir o tema.
Atividade 10: Orientamos os professores para realizar o trabalho pessoal onde eles teriam que
reler a unidade 11 fazer as atividades que não foi possivel realizar durante o estudo presencial planejar e aplicar em sala, o Avançando na Prática e registrar no portfólio e caso aplicaasse em sala, as atividdes sugeridas no AAA 3 deveriam registrá-las também.
Considerações Finais
As avaliações e os comentarios do grupo nos leva a concluir que o mesmo estár sentindo necessidades de estudar, pesquisar, especialmente aqueles que não cursaram uma faculdade de letras, porém o mesmo desejo se manifesta nos que cursaram. Alguns comentam que as discussões foram tão reflexivas que estão precisando de reformular sua prática.
Francisca Diógenes Nogueira
Professora-Formadora Gestar II
Jaguaretama –Cé 07/10/200
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bem, Nogueira, todo mundo em plena atividade!!!
ResponderExcluirParabéns pelos momentos de estudo e de aprendizados!
Um abraço.