sexta-feira, 12 de março de 2010

DEPOIMENTO Antes de tecer qualquer comentário sobre o tema em questão não posso deixar de fazer alguns comentários, por exemplo, desde a segunda metade da década de 80, estudos enfocam a quantidade da educação e seus determinantes somaram-se um corpo de conhecimentos sobre a qualidade da mesma. Enquanto no início dos anos 90 a avaliação dos resultados educacionais se limitava à cobertura do sistema educacional ou à análise de taxas de repetência, a partir de meados dessa década se discute educação com base em medidas diretas de aprendizado. Em outras palavras nós que vivemos da educação, estamos em constante busca por melhores materiais, melhores práticas pedagógicas e principalmente em busca da receita do sucesso, porém nem sempre aquilo que buscamos nos proporciona o objetivo almejado. Claro que na maioria das vezes, quando pessoas buscam soluções para seus problemas, elas esperam que surjam,e muitas vezes surgem “aqueles gurus”com suas fórmulas mágicas, na área da educação não é diferente, porem temos muitos contribuidores, o próprio governo tem disposto de cursos, capacitações e entre estes estar o gestar do qual só temos bons comentários.
Mas, não é do programa em geral que quero falar e sim das atividades do avançando na prática que tanto tem contribuído para o processo de ensino- aprendizagem, antes passávamos todo nosso tempo procurando por atividades diferentes, agora temos várias para escolher e transformá-las a nossa realidade criando assim um grande leque de novas práticas a serem aplicadas em sala. São essas atividades que tem incentivado os alunos a leitura, ao estudo dos diversos gêneros, sentimos através da recepção das atividades por parte deles; o entusiasmo, à vontade de fazer, o desempenho, afinal são atividades dinâmicas e voltadas ao nosso cotidiano tudo isso contribui para o desenvolvimento intelectual dos mesmos.
Já dizia Vigotsky que “O processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas”, mediante tal afirmação é que podemos dizer o gestar foi o programa certo, pois primeiro trabalha os profissionais da educação para depois chegar ao aluno, acredito está aí o sucesso.
Foram muitas tentativas e todas deixaram sua contribuição, mas o gestar vai marcar e criar um diferencial entre “o antes e o depois” do gestar na história da educação brasileira.
Depoimento da Professora do Ensino Fundamental e Médio
Angélica Almeida

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