sexta-feira, 12 de março de 2010

Projetos


Os estudos coletivos para elaboração do projeto foram distribuídos em: 20 horas presenciais e 20 horas semipresenciais.
Realizamos um encontro para os cursistas apresentarem seus projetos. Diante do exposto elencamos aqui as escolas com as temáticas e as principais ações
• E.M.E. F: Fabiano de Cristo

Projeto: A arte do saber: calcular, ler e escrever

# Principais Ações

• Resgatar através de entrevistas com antigos moradores da comunidade a historia da mesma(pesquisa de campo).
• Trabalhar os diferentes tipos de mapas para elaboração de um álbum com os mapas das regiões e dos estados brasileiro ressaltando a vegetação, o relevo, as atividades econômicas e etc.
• Montagem de caleidociclo para desenvolver trabalhos com figuras espaciais.
• Confecção de sólidos geométricos pelos alunos para melhor entendimento dos mesmos sobre figuras tridimensional.
• Apresentação de situações-problema: criando, visualizando e representando e medindo um modelo de prédio para a associação dos trabalhadores assentados da comunidade.( maquetes)

• E.M.E.F: Manoel Carloto Pinheiro

Projeto: Gêneros textuais e sua aplicabilidade

# Principais Ações
• Ler, conhecer e produzir textos literários como: poesia, memórias literárias, conto, crônicas etc.( Português/Arte)
• Leitura, e construção de gráficas tabelas com os dados da rotina escolar da referida escola. (Mat.)
• Desenvolvendo experiências e produzindo textos instrucionais. (ciências)
• Pesquisas da historia do município/Interpretação de documentos históricos mapas fotos livros etc. (Hist./geo.)
Amostra cultural por turma

• E.M.E. F: Claudio Oliveira

Projeto: Jaguaretama uma cidade que lê

# Principais Ações

• Repertoriar os alunos com o gênero que irão trabalhar
• Oficina de leitura
• Oficinas de jogos matemáticos
• Oficina de Produção textual.
• Promoção de gincana com desafios matemáticos.
• Levar a sala de aula de leitura para a Praça Benigno Bezerra, a cada trimestre e permitir que a população leia o material que será exposto pelos alunos.

E.M.E.F:Fcº Deusdete Pinheiro

A leitura transformando a sociedade

# Principais Ações


• Conhecendo ,comparando, diferenciando e caracterizando gêneros textuais como: poemas, memória, crônicas, contos, fabulas, receitas, enunciados e publicitários.
• Produção, revisão e edição dos textos.
• Coletânea de textos por gêneros.
• Análises e construção de gráficos, tabelas e legendas.
• Confecção de jogos matemáticos e sólidos geométricos.

E.M.E.F: Urçula Fcª Lopes

Projeto: Ler para ampliar seu fazer

# Principais Ações

• Oficina de jogos matemáticos p/ desenvolvimento do raciocínio lógico.
• Oficinas de produção textual com ênfase nos gêneros literários: poesia, memórias literárias, conto e crônicas
• Concurso de redação
• Realizar periodicamente gincanas matemáticas
• Oficinas de leitura
• Criação do jornal escolar com a publicação dos textos dos alunos vencedores.


E.M.E.F: Maria Benilde Melo de Araujo

Leitura reflexiva numa perspectiva interdisciplinar

# Principais Ações
• Atividades c/ textos com os princípios técnicos e táticos do esportes praticados pelos alunos.
• Enquetes sobre os esportes praticados pelos alunos.
• Pesquisa da historia dos países que participaram da copa.
• Painel com : mapas, bandeiras, costumes, dos países
pesquisados.
• Construção de tabelas dos principais jogos na copa.
• Construção de maquetes de um campo de futebol.
• Criar situações-problema probabilidades e medidas da pratica dos esportes.
• Enquetes sobre os esportes praticados pelos alunos.
• Pesquisa da historia dos países que participaram da copa.
• Painel com : mapas, bandeiras, costumes, dos países
• pesquisados.
• Construção de tabelas dos principais jogos na copa.
• Construção de maquetes de um campo de futebol.
• Criar situações –problema probabilidades e medidas da pratica do dos esportes
• Concurso literário envolvendo gêneros como: poesia, memórias,crônicas, artigos etc.
• Apresentação dos trabalhos para a comunidade


E.M.E.F: Pedro Antônio da Silva

Projeto: A historia da nossa comunidade: ontem e hoje


# Principais Ações
• Geo.- confecção de croqui e maquetes da região.
• Hist.- Documentários c/ a origem, fundação, tradições e eventos culturais.
Criação da galeria das pessoas ilustre da comunidade.
• Arte - Confecção de produtos artesanais típicos da região.
- Mural de fotos da comunidade o ontem e o hoje.
• Mat. – Tabulação de dados estatísticos: através de gráficos, tabelas. Resolução de problemas envolvendo situações do cotidiano da comunidade.
• Ciênc. Promoção do dia “D” do reflorestamento da comunidade.
• Port. Promoção de concurso literário com o tema “minha Comunidade”nos gêneros Poesia(6º) Memórias literárias(7º ano) crônicas (9º ano).
Exposição dos trabalhos por turma para a comunidade.

E.M.E.F: Maria Doraci de Lima

Projeto Leitura: conscientização e compreensão

• Debates decorridos a partir de um texto informativo
• Construção de textos baseando-se em um cartaz de propaganda.
• Trabalhar os diferentes ritmos musicais.
• Promover uma gincana matemática com diferentes desafios.
• Pesquisa para elaboração de tabelas e gráficos envolvendo a problemática do desmatamento florestal na região.
• Produção de textos informativos e planfetos para a conscientização da problemática dos danos causados pelo desmatamento.


# Principais Ações

E.M.E.F:Maria Nilzete Pinheiro

# Principais Ações

• Criar um jornal escolar para divulgação dos acontecimentos da comunidade
• Elaborar textos teatrais para atuação dos alunos nas diferenças étnico-culturais.
• Apresentação dos alunos com diferentes ritmos musicais.
• Elaborar um questionário de pesquisa para ressaltar o desmatamento que ocorre na comunidade e a partir deste fazer tabelas e gráficos para apresentação na comunidade dos danos causados por esta problemática.
• Criar situações-problema dentro da realidade dos educando para que os mesmos se sintam motivados para ir à busca de soluções.


Escola 29 de Agosto

Projeto Calcular, Ler e Escrever Induz ao Saber

# Principais Ações


• Publicação de um jornal escolar: com a produção de textos literários e não literários divulgação dos dados estatísticos da escola através de gráficos e tabelas, calendários de eventos da escola,
• Confecção de maquete: do sistema solar, do lixão da cidade, da avenida de contorno (que protege a cidade das águas do Castanhão)
• Realização da EXPOARTE c/ amostragem dos trabalhos e apresentações artísticas.

Os professores estão bastante entusiasmados e a cada encontro tecem comentários das atividades desenvolvidas. Algumas atividades serão acrescentadas de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos.


Francisca Diógenes Nogueira
Professora- Formadora
Língua Portuguesa
GESTAR II JAGUARETAMA-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário