quinta-feira, 4 de março de 2010

RELATÓRIO DA OFICINA 09 TP05 UNIDADE 18


Iniciamos o encontro com a exibição da mensagem em vídeo “ Você aprende” de William Shakespeare.
A oficina 09 tem como proposta analisar a construção da coerência textual pela linguagem verbal e não verbal em textos publicitários. Para introduzir as discussões distribuímos entre os cursistas vários textos publicitários e orientamos os mesmos a observar as informações dos textos separadas, ou seja, a princípio eles recebiam o texto sem uma das informações ou a verbal ou a não verbal e teriam que dizer para os demais o que conseguia entender. Durante a socialização ficou evidente que a mensagem fica sem sentido, solta sem nexos. Entregamos então o texto original com a linguagem verbal e não verbal para que eles lessem na integra. Quando todos fizeram a leitura e instigamos o grupo que foi possível concluir eles de um modo geral ressaltaram que especialmente em textos publicitários ambas as informações são fundamentais para a coerência do texto.
No segundo momento solicitamos que em pequenos grupos eles analisassem o texto publicitário da Empresa FURNAS e relacionassem os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal e como elas se articulam na unidade do texto. Ao termino da atividade eles salientaram entre outras coisas que como já havíamos discutindo antes que a coerência textual se constrói com o “ casamento “ entre as imagens palavras e conhecimento. Pois para garantir que o texto é ou não coerente é imprescindível que o leitor tenha conhecimento do assunto.
Ao final da oficina o grupo avaliou a mesma como complexa, entretanto, consideraram que as atividades desenvolvidas favoreceram um momento rico em aprendizagens.

Francisca Diógenes Nogueira
Professora Formadora
Língua Portuguesa Gestar II
Jaguaretama - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário